ANÁLISE DE RISCO

ANALISE DE RISCO NA SEGURANÇA PRIVADA

O que é Gestão de Riscos na Segurança Privada?

A Gestão de Riscos Na Segurança Privada é caracterizada pelos processos de identificação, análise, avaliação e tratamentos dos riscos inerentes a segurança patrimonial da organização.

A gestão de riscos na segurança privada pode ser aplicada em toda a organização, em áreas específicas, bem como em atividades e projetos específicos com as adaptações de alguns princípios e processos de gestão.

A Gestão de Riscos é uma atividade contínua, que não se extingue com a adoção de medidas de segurança.

As organizações de todos os tipos e tamanhos enfrentam influências de fatores de riscos internos e externos que tornam incertos a segurança de seu patrimônio.

O efeito que essa incerteza tem sobre a segurança da organização é chamado de "risco".

Dentre o patrimônio de uma organização podemos citar as pessoas, as instalações, as informações, os processos, os recursos e financeiros, e sia imagem e reputação.

Os conceitos e orientações passadas nesse artigo seguem as recomendações e diretrizes da NORMA ISO 31000 - GESTÃO DE RISCOS elaborada pela comissão de Estudo especial de Gestão de Risco (CEE-63)

Conceitos aplicáveis a Gestão de Riscos na Segurança Privada

- Gestão de Riscos: refere-se aos princípios, técnicas, estrutura, procedimentos e processos desenvolvidos e aplicados para identificar e controlar riscos potenciais que possam vir a afetar o patrimônio da organização;

- Riscos: a possibilidade de causar danos ou perdas a um ativo;

- Ativos: qualquer pessoa, equipamento, infra-estrutura, material, informação, ou atividade que tenha valor positivo para a organização;

- Vulnerabilidade: qualquer debilidade que pode ser explorada por um adversário que possibilita o acesso a um ativo;

- Ameaça: qualquer indicação, circunstância ou evento, com potencialidade de causar perdas ou danos a um ativo, Poderá ser definido também, como a atenção ou capacidade de um adversário empreender ações nocivas ou danosas aos interesses do proprietário destes ativos;

Impacto: "O montante ou quantia, resultante do dano ou perda".

Processo de Gestão de Riscos

1- Estabelecimento do Contexto

a) O contexto externo pode incluir: o ambiente cultural, social, político, legal, regulatório, financeiro, tecnológico, econômico, natural e competitivo, seja internacional, nacional, regional ou local;

b) Contexto Interno pode incluir: governança, estrutura organizacional, funções e responsabilidades, políticas, objetivos, atividades, ativos, e estratégias implementadas para atingi-los.


2 - Comunicação e Consulta

Processos destinado a fornecer, compartilhar ou obter informações com as partes interessadas e envolvidas na gestão de riscos.


3 - Processo de Avaliação de Riscos

Processo de identificação de riscos, análise de riscos e avaliação de riscos.

a) Identificação de Riscos: processo de busca, reconhecimento e descrição de riscos que envolve a identificação das fontes de risco, suas causas e suas consequências potenciais. A identificação de riscos pode envolver dados históricos, análises teóricas, opiniões de pessoas informadas e especialistas, e as necessidades das partes interessadas.

b) Análise de Riscos: processo de compreender a natureza do risco e determinar o nível de risco. A análise de riscos fornece a base para avaliação de riscos e para as decisões sobre o tratamento de risco.

c) Avaliação de Riscos: processo de comparar os resultados da análise de riscos com os critérios de risco para determinar se o risco e/ou sua magnitude é aceitável ou tolerável.


4 - Tratamento de Riscos

Processo para modificar o risco, é o processo de seleção e implementação de medidas para se modificar o risco. Trata-se de, após a organização ter identificado as ameaças, selecionar e implementar as medidas de proteção que irão de fato ser implementadas, objetivando-se a mitigação dos riscos.

O tratamento dos riscos deverá ser feito de acordo com as necessidades da empresa, focada em seu próprio negócio e de acordo com seus valores essenciais, A classificação de tratamento dos riscos deverá ser:
a) Eliminar o risco - remover o fator de risco para eliminar o risco.
b)Reduzir o risco - é reduzir os efeitos potenciais que este risco poderá causar.
c)Transferir o risco - significa remover o risco da organização, por meio de seguros.
d) Assumir o risco - utilizar em casos em que os riscos tem baixa probabilidade de acontecer, e representam, por ocasião de sua materialidade, danos empresariais moderados.


5 - Controle:

Medida que está modificando o risco. Os controles incluem qualquer processo, política, dispositivo, prática ou outras ações que modificam o risco. Ações que implementam as decisões da gestão de riscos. São as medidas tomadas com o objetivo de mitigar os riscos levantados no processo de análise de riscos.


6 - Monitoramento

Verificação, supervisão, observações crítica ou identificação da situação, executadas de forma contínua, a fim de identificar mudanças no nível de desempenho requerido ou esperado.


7 - Análise crítica

Atividade realizada para determinar a adequação, suficiência e eficácia do assunto em questão para atingir os objetivos estabelecidos.

Riscos pertinentes a Segurança privada

Uma organização pode estar exposta a diversos tipos de riscos de acordo com dua área de atuação, produtos, material que manipula, e localização geográfica, abaixo uma lista de alguns desses riscos:
- Acidente envolvendo moradores, colaboradores, prestadores de serviço e visitantes;
- Acidente ambiental;
- Afastamento de pessoa chave;
- Comprometimento da informação ou produto sensível;
- Alagamentos;
- Furtos;
- Assalto/Roubo;
- Sequestro;
- Incêndio;
- Tráfico e consumo de drogas;
- Etc..

A atuação da NR SERVICE

Antes mesmo de iniciarmos nossas atividades, realizamos a Análise de Risco do ambiente sem qualquer custo para os nossos clientes, que nos permite avaliar os equipamentos de segurança existente e sua funcionalidade, procedimentos e conduta aplicada no controle de pessoas, veículos e mercadorias, e sua eficácia, avaliamos a infraestrutura das instalações, e o objetivo de cada projeto.

Diante da Análise de Risco orientamos nossos clientes e apontamos a melhor solução para a segurança do patrimônio, onde apontamos os equipamentos e suas funções, e se necessário sugerimos a instalação de outros equipamentos de segurança para que possamos diminuir ao máximo a possibilidade de roubos e furtos, sugerimos também, se necessário for, a implantação de procedimentos que julgamos necessários para que possamos atingir um alto grau de segurança patrimonial.